Salada Montanheira



As saladas não têm de ser todas iguais. E com os mesmos ingredientes poder fazer saladas um pouco diferentes, dá logo outro sabor à nossa mesa e à nossa refeição.

Gosto muito desta simples salada, principalmente agora no verão e principalmente num dia de churrasco de carne ou de peixe.

Deixo-vos a sugestão para que experimentem.



Ingredientes para 4 pessoas


2 tomates

1 pepino

1/2 cebola roxa

1 pimento vermelho

Sal q.b.

Azeite q.b.

Vinagre q.b.

Coentros frescos ou oregãos ou ambos

Alho picado (opcional)


Preparação:


Depois de lavar os legumes corte-os em cubos pequenos e coloque-os numa saladeira. Tempere depois de sal, azeite e vinagre.

Misture os coentros e/ou os oregãos e se gostar 1 dente de alho ralado ou bem picadinho.

Mistura bem e sirva como acompanhamento de peixe ou carne grelhada.


Bom Apetite!


Bolo Salgado



Começa Julho com uma sugestão de um bolo salgado para piqueniques, almoços na praia, para levar de viagem ou simplesmente uma refeição mais ligeira de fim de semana.

É engraçado ver a reação das pessoas a um bolo salgado, porque é algo que estamos demasiado habituados a ver na sua versão doce. Garanto que surpreende em aspeto, e também em sabor, porque ninguém fica indiferente. Uma espécie de bola de carne mas com um twist é sucesso garantido!

Fica a sugestão!


Ingredientes:


200g de chouriço picado

3 colheres de sopa de coentros ou salsa ou cebolinho picado

120 g de queijo ralado

220 g de farinha

1 colher de sobremesa de fermento em pó

¼ de colher de bicarbonato de sódio

sal e pimenta q.b.

260 g de leite

120 g de iogurte natural

2 ovos


Preparação:


Numa frigideira antiaderente bem quente, leve o chouriço a fritar. Não precisa de adicionar nenhuma gordura, ao longo da fritura o chouriço vão largando a sua própria gordura e fritar nela. Reserve o chouriço frito e a gordura que ficou na frigideira, vai juntar tudo na massa.

Numa taça coloque todos os elementos secos: farinha, fermento, bicarbonato, sal e pimenta. Noutra taça coloque os líquidos: leite, iogurte, ovos e bata com uma vara de arames só até ficar tudo homogéneo. Envolva as duas misturas, o chouriço e a gordura que se libertou e misture bem.

Coloque a mistura numa forma untada e polvilhada e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC  durante cerca de 35 minutos, após esse tempo faça o teste do palito, se estiver cozido retire do forno e desenforme.

Sirva cortado em fatias num piquenique ou numa refeição ligeira.


Bom Apetite!


Gelado sem Máquina de Frutos Vermelhos



Nada melhor do que um gelado caseiro em tempo quente. Esta é a receita que todos desejamos. Rápida sem necessidade de máquina e que permite os sabores e combinações que mais gostarmos.

Frutos vermelhos não tem nada que enganar!


Ingredientes:


500ml de natas

1 lata de leite condensado

300g de frutos vermelhos congelados previamente triturados


Preparação:


Na batedeira bata as natas frias com o leite condensado e se gostar misture baunilha ou outro aroma a gosto. Quando estiver uma mistura cremosa e com alguma firmeza, misture os frutos vermelhos congelados e previamente triturados e envolva bem.

Coloque depois num tabuleiro e leve ao congelador algumas horas antes de servir em bolas.


Bom Apetite!


Quesadillas de Queijo, Pesto e Tomate



Para jantares de domingo ou almoços apressados, não há nada que enganar com umas quesadillas. Quando em perguntam porque tenho wraps sempre em casa é por causa destas conveniências e praticidade de facilmente preparar algo seja para uma refeição, um lanche ou mesmo para aproveitar com alguma sobra que tenha por casa.

Aqui raramente falham na lista de compras e as quesadillas são um dos favoritos!


Ingredientes para 4 quesadilla:


8 tortilhas mexicanas de trigo ou milho

100g de queijo mozarela ralado

4 colheres de sopa de molho pesto

2 tomates


Preparação:


Barre  4  tortilhas com molho pesto. Sobre o pesto disponha oq queijo ralado e o tomate em rodelas e termine com outra tortilha, ficando com 4 quesadillas.

Leve ao lume uma frigideira aderente e deixe aquecer. Coloque  a quesadilla e deixe alourar e derreter o queijo de um lado e depois vire-a para alourar do outro. Repita até alourar as 4 quesadillas.

Corte depois cada uma em  4 quartos e sirve de imediato com uma salada ou sopa.


Bom Apetite!


Salada de Massa com Rúcula e Mozarella



A forma como nos alimentamos muda em função das estações do ano. É normal que com o tempo mais frio nos apeteçam comidas mais reconfortantes e “pesadas” e no verão as comidas mais frescas sejam mais apetecíveis, assim como os churrascos e os piqueniques e as refeições ao ar livre.

Aqui por casa há sempre um misto. Refeições práticas e rápidas são a norma durante a semana, e no verão é muito normal as saladas e as refeições mais frescas com churrascos ao fim de semana.

Hoje a sugestão é de uma salada fresca, com massa, que acompanhou as sobras do churrasco do fim de semana. Simples e rápido, porque às vezes não há mesmo tempo para muito mais.


Ingredientes:


200g de massa curta

1 bola de mozarella fresca

50g de couve roxa em juliana

50g de cenoira ralada

60g de rucula

2 tomates

Sal q.b.

Azeite q.b.


Maionese ou molho de iogurte para servir


Preparação:


Coza a massa em água a ferver temperada de sal e até ficar al dente. Escorra, passe por água fria e regue com um fio de azeite. Envolva bem.

Numa saladeira coloque a massa. Acrescente a cenoura ralada, a couve roxa em juliana, a mozarela cortada em cubos, o tomate também cortado em cubos e a rúcula. Envolva bem.

Sirva com maionese ou com molho de iogurte. Pode ser apenas uma refeição simples ou um acompanhamento de churrasco.


Bom Apetite! 


Iogurte Cremoso com Gelatina e Fruta



Têm sido o meu lanche preferido nos dias quentes.

Fresco, saciante e com uma textura que quase parece uma sobremesa. É uma variação dos “famosos” pudins de gelatina e quark, mas com fruta. Pessoalmente gosto mais desta textura cremosa tipo mousse.

Podem variar na gelatina e na fruta e usar qualquer variação de iogurte natural normal, grego, skyr, o que quiserem. E podem criar sempre combinações diferentes. Para já a minha preferida é com gelatina de ananás e manga. Mas a combinação de gelatina de frutos vermelhos com frutos vermelhos é sempre deliciosa!


Ingredientes para 1 pessoa:


150g de skry ou outro iogurte natural

150g de gelatina já solidificada de quelquer sabor (eu uso gelatina 0%)

150g de fruta a gosto (pode ser fruta fresca ou congelada - eu prefiro usar fruta congelada)


Preparação:


Coloque todos os ingredientes no copo da varinha mágica e triture até obter uma textura cremosa e homogénea.

Coloque numa taça e se quiser junte mais fruta, cereais ou granola a gosto.

Se não comer de imediato, guarde no frio até servir.


Bom Apetite!


Enroladinhos de Pizza



No domingo para o jantar saiu uma versão de pizza diferente e com dois objectivos. O primeiro era fazer mais qualquer coisa para o jantar, mas também queria que sobrasse para os almoços piqueniques que os miúdos iam ter durante a semana.

Por outro porque também queria utilizar umas sobras do peito de frango do almoço de sábado.

Em vez da pizza tradicional, fiz uma espécie de enroladinhos de pizza. Imaginem fazer uma pizza, enrolar e cortar ainda em cru, e depois levar para cozinhar.

Foi exatamente isso que fiz e olhem que foi completamente vencedor. Não cheguei a congelar, porque o que sobrou fez parte dos almoços piqueniques de segunda e terça feira, mas é um lanche bom para congelar e ir tirando para as lancheiras.


Ingredientes para cerca de 24 enroladinhos


Massa:


400g de farinha

200g de água morna

Sal q.b

1 saqueta de 7g de levedura seca (fermento de padeiro seco)

15g de azeite


Recheio:


200g de molho de tomate ou polpa de tomate

Oregãos q.b

250g de queijo  mozarela ralado

200g de fiambre ou sobras de frango ou outra coisa a gosto



Preparação:


Numa batedeira ou robot de cozinha coloque a água tépida, a farinha, o fermento, o sal e o azeite e amasse bem até obter uma massa homogénea, lisa e que se descole das paredes da taça. Também pode amassar a mão.

Forme uma bola com a massa e deixe levedar até dobrar de volume.

Divida em massa em dois e forme dois retângulos. Cubra cada um deles com o molho de tomate ou a polpa de tomate e polvilhe com oregãos. Cubra com o fiambre ou o peito de frango desfiado (eu fiz 1 de cada coisa) e cubra com o queijo. Se quiser polvilhe com mais oregãos.

Enrole depois cada um dos retângulos como se fosse uma torta, fechando as pontas, e corte depois em fatias de cerca de 1 dedo de grossura.

Coloque depois cada rolinho com o lado cortado virado para cima no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal, e deixe levedar cerca de 30 minutos.

Leve depois a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 20 minutos.

Sirva quentes ou frios.


Bom Apetite!


Saladinha de Couscous com Grão de Bico e Frango na Airfryer



Ando novamente com aquele objectivo de gastar ao máximo tudo o que tenho em casa, seja na despensa, seja no congelador. Faço este exercício umas duas ou três vezes por ano. Sempre na altura do Verão, porque aproveito para desligar e limpar a arca grande durante as férias.

Há uns tempos fiz uma semana de receitas só a aproveitar as caixinhas com restinhos e sobras que fui congelando, e esta semana estou outra vez neste exercício de gastar “coisinhas” que andam pelo congelador e em frasquinhos na despensa.

O mote para esta refeição foi um frasco com um restinho de couscous a que se juntou o que havia cá por casa.


Ingredientes:


1 chávena de couscous

1 chávena de caldo de frango caseiro - podem usar água

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

50g de rucula selvagem

100g de tomate cereja

200g de grão de bico cozido

4 peitos de frango

3 dentes de alho

1 limão

100ml de vinho branco


Preparação:


Comece por temperar os peitos de frango. Coloque num recipiente e tempere de sal, pimenta,  sumo de limão, vinho branco e os dentes de alho laminados. Deixe marinar algum tempo ou de um dia para o outro, tapado, no frigorífico.

Cozinhe depois os peitos de frango inteiros, na airfryer, durante 15 minutos a 180ºC. Se forem muito grossos podem demorar um pouco mais. Convém ajustar porque cada airfryer é uma airfryer.

Para os couscous, coloque 1 chávena do caldo - ou de agua temperada de sal e pimenta a ferver. Assim que levantar fervura desligue e junte a mesma medida, 1 chávena de couscous. Mexa bem e tape, deixando hidratar 5 minutos.

Ao fim desse tempo solte os couscous com um garfo e coloque numa saladeira. Regue com um fio de azeite e junte a rúcula, o grão de bico escorrido, os tomate cereja cortados ao meio e envolva bem.

Retire os peitos de frango da airfryer e deixe arrefecer uns minutos antes de cortar em fatias. Sirva os couscous com o frango.


Bom Apetite!  


Tarte de Alho Francês e Mozarella



Quando tens de fazer algo para levar para um convívio e não te apetece ir às compras e desenrascaste com o que tens por casa.

Foi exatamente isso que fiz. Havia alho francês, básicos de despensa, e um resto de queijo mozarela e eis que sai uma tarte que por sinal ficou bem boa. Servia uma refeiç\ão ligeira também, com uma salada e uma sopa.


Ingredientes:


Massa:

200g de farinha

100g de manteiga

sal q.b.

água q.b.


Recheio:

2 alhos franceses

1 cebola

sal e pimenta q.b.

200ml de leite

3 ovos

75g de queijo mozarella ralado

Sal e pimenta q.b

Azeite q.b

Noz moscada q.b.


Preparação:


No robot de cozinha coloque a farinha e a manteiga, uma pitada de sal e 1 colher de sopa de agua fria.Triture 15 segundos na velocidade 6 ou amasse  à mão até obter uma massa lisa.

Sem ser preciso esticar com o rolo, fore uma tarteira e pique com a ajuda de um garfo. Leve cerca de 30 minutos ao frigorífico.

Corte depois a cebola em meias luas e os alhos franceses em rodelas finas. Lave bem e leve ao lume numa frigideira com 1 colher de sopa de azeite até refogar. Tempere de sal e deixe arrefecer.

Entretanto leve a base da tarte ao forno pre aquecido a 180°C durante 20 minutos.

Ao fim desse tempo, coloque o recheio de alho francês e cebola e cubra com o queijo.

Numa taça junte o leite com os ovos, misture bem e tempere de sal, pimenta e noz moscada. Verta sobre o recheio da tarte e levar novamente ao forno a 180°C durante mais 35 minutos ou até a tarte estar cozinhada.

Sirva em fatias.


Bom Apetite!


Imprimir

OSZAR »